Castração
Considerado um trabalho de suma importância, tendo em vista o controle da reprodução de animais errantes. O Canil Municipal tem como norma doar somente animais castrados.
Para atender as solicitações de castração de cães e gatos feitas por munícipes residentes em Piracicaba, o canil municipal oferece gratuitamente a cirurgia de castração.

Os proprietários que levarão seu animal para ser castrado no Canil Municipal, precisam seguir os seguintes procedimentos:
-Comparecer no canil municipal no dia agendado para a castração às 7:30 hrs, sem atraso
- O cuidador deverá apresentar um documento de identidade com foto e o comprovante de endereço, quando representado estes documentos deverão vir com o representante.
- O responsável pelo animal deverá permanecer, obrigatoriamente, no local (CCZ) durante a cirurgia do animal, nesse período os proprietários assistirão palestras e apresentação das atividades desenvolvidas pelo CCZ.
Quanto ao animal
_ Os animais devem estar saudáveis e livres de carrapatos e pulgas.
_ Os animais devem estar em jejum absoluto (água e comida) de 12 horas,
_ Os cães deverão ser trazidos com guia e coleira.
_ Animais de grande porte ou com comportamento agressivo com focinheira
_ Gatos deverão ser trazidos em caixa de transporte ou saco de tecido, visando a segurança dos mesmos e evitar a fuga dos animais
- Informar a possibilidade do animal estar prenhe.
- Informar qualquer alteração na saúde do animal nos dias antes da cirurgia.
- No caso de desistência comunicar o canil com três dias de antecedência.
Cuidados pós-operatório:
O proprietário do animal é instruido pelo veterinário a tomar algumas medidas para prevenir infecções ou complicações pós operatórias. As medidas são muito simples e de fácil assimilação. A cirurgia feita no Canil Municipal é através de uma técnica que não é necessário a retirada dos pontos (sutura).
- Alimentar (água e comida) somente 09h após a cirurgia.
- Manter o animal aquecido, protegido do frio, vento e chuva.
- Impedir que o animal lamba os ferimentos, colocando o “colar abajur”.
- Retirar o esparadrapo três dias após a cirurgia, fazer curativo utilizando antisséptico (rifocina, iodo ou metiolate)
Por que devo castrar?
A castração reduz o número de animais que nascem sem destino certo. Quando uma cadela ou uma gata gera uma ninhada indesejada, os destinos dos filhotes costumam ser as ruas onde ficam sujeitos a acidentes e doenças. O problema se agrava quando os poucos animais que sobrevivem ao primeiro ano cruzam com outros animais gerando ainda mais crias indesejadas. Para se ter uma idéia uma cadela ao lado de suas crias pode gerar um total de mais de 60 mil animais ao longo da vida. Nos casos dos gatos, os números são ainda mais alarmantes, pois o animal juntamente com suas crias podem geral mais de 400 mil filhotes.
Vantagens da castração:
As vantagens são inúmeras. Os machos deixam de fugir sempre que uma cadela da vizinhança está no cio, além de diminuir as marcações de território e o comportamento de dominância e agressividade. Em termos de saúde, evita-se a hiperplasia da próstata (crescimento) e a ocorrência de tumores nos testículos. A castração não afeta o desempenho de guarda e proteção do animal.
Época ideal para castração:
É recomendado castrar o animal antes do seu primeiro cio, até os seis meses de idade, isso reduz em cerca de 90% as chances do animal desenvolver câncer da mama, além disso garante uma maior facilidade de recuperação pós-cirúrgica.
Procedimento cirúrgico:
Nos machos consiste na remoção dos testículos. É diferente da vasectomia, que consiste no corte do canal que leva os espermatozóides para serem ejaculados. Nas fêmeas a castração é feita através da remoção do útero e ovários através de uma incisão no abdomem (barriga).
Lembre-se: Para garantir a saúde do seu animal após a cirurgia, é necessário que ele esteja com a carteirinha de vacinação em dia, ou seja, tenha recebido todas as doses das vacinas contra raiva, cinomose, hepatite, gripe, etc.