Banner
Tradutor/ translator/ traductor/ Übersetzer/ traducteur/ traduttore/ oversætter

Uso indevido de medicação pode causar danos à saúde do seu pet

 

      A palavra medicamento é definida pela RDC nº 84, de 19 de março de 2002 como: “produto farmacêutico, tecnicamente obtido ou elaborado com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico. É uma forma farmacêutica terminada que contém fármaco, geralmente em associação com adjuvantes farmacotécnicos”; já a definição legal é dada através da Lei nº 5.991, de 17 de Dezembro de 1973, que define: “produto farmacêutico , tecncachorrodoenteicamente obtido ou elaborado, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico.”

    Os medicamentos podem ser facilmente encontrados e adquiridos em diversos estabelecimentos como agropecuárias, consultórios, farmácias e outros comércios. Essa facilidade gera grande preocupação visto que um medicamento quando utilizado ou administrado de maneira errônea pode acarretar agravos à saúde do animal.

    A compra deve ser efetuada em farmácias veterinárias ou estabelecimentos comerciais registrados no Ministério da Agricultura e do Abastecimento.

    Existem classes de medicamentos que a venda é permitida somente sob prescrição do médico veterinário pelo fato de seu uso incorreto pode causar efeitos colaterais indesejáveis, reações adversas graves ou até a morte do animal, a exemplo é citado o Diclofenaco, medicamento de uso humano muitas vezes utilizado pelos proprietários de pets e que pode causar um quadro grave de úlcera gástrica no animal.

    Outros cachorroegatomedicamentos que merecem atenção são os antimicrobianos, imunógenos, anticonvulsivantes, tranquilizantes, hipnóticos e hormônios. O uso indiscriminado dos antimicrobianos, por exemplo, pode levar a resistência microbiana, ou seja, o medicamento não faz mais o efeito desejado contra a bactéria e o organismo passa a não responder mais ao tratamento, tendo a evolução da doença, complicação do quadro clínico e uma possível morte do animal.

     Devemos sempre estar atentos às modificações de comportamento do nosso animal. A apatia, anorexia dentre outros sinais nos permitem identificar precocemente uma possível doença ou patologia, devendo assim buscar atendimento médico veterinário rapidamente.

     O médico veterinário é o único profissional habilitado e capacitado para examinar, diagnosticar e prescrever um tratamento sem prejuízo à saúde de seu animal.

     Este profissional atenderá o conceito dos cinco “C” que consiste em : dose certa, medicamento certo, paciente certo, via de administração certa e hora certa.

     Portanto, nunca dê ao seu animal um medicamento sem que tenha sido indicado e prescrito pelo médico veterinário.

Lembre-se sempre “A saúde de seu pet depende de você”.

  

 

frase

PostHeaderIcon Últimas Notícias