Banner
Tradutor/ translator/ traductor/ Übersetzer/ traducteur/ traduttore/ oversætter

Cães com focinho curto podem ter crise de hipertemia. O quê é isso?

hipertemia

Os cães não controlam a temperatura do corpo através do suor, como nós humanos, mas sim pela ofegação/respiração. As raças Boxer, Buldogue e Pug que tem o focinho curto, em dias quentes ou após exercícios físicos podem desenvolver quadros de hipertemia, que é o aumento da temperatura do corpo.

hipertemia1 O principal sintoma da crise de hipertemia em cães é o aumento de temperatura do corpo acompanhado de falta de ar e língua arroxeada, e nos casos mais graves desmaios e convulsões. Quanto mais rápido o animal for socorrido maiores as chances de sucesso no tratamento.

Valem algumas dicas caso seu cão tenha uma crise de hipertemia: envolver o animal em uma toalha molhada com água fria, se possível ligar o ar condicionado para manter o animal em um ambiente frio e procurar imediatamente o médico veterinário para prestar o atendimento necessário e baixar a temperatura do corpo do cão.

Para evitar crises de hipertemia leve seu cão para passear somente nos horários mais frescos, ofereça água durante todo o dia e não exagere nos passeios ou exercícios com seu animal.

 

 

Autor: Eliane de C. Silva

PostHeaderIcon Últimas Notícias