Banner
Tradutor/ translator/ traductor/ Übersetzer/ traducteur/ traduttore/ oversætter

Tumor Venéreo Transmissível em Cães (TVT)

O Tumor Venéreo Transmissível, também denominado de Linfossarcoma de Sticker é uma neoplasia contagiosa.

A disseminação do tumor ocorre geralmente por contato sexual, porém o TVT também pode ser disseminado através do contato prolongado com superfícies contaminadas de outros animais. Essa neoplasia acomete principalmente cães de médio porte,  com idade entre 1 e 15 anos.

Os proprietários mais atentos procuram o atendimento médico veterinário devido a presença de secreção sanguinolenta vaginal ou peniana, além de hematúria (urina com sangue), sendo assim, estas alterações correspondem aos sinais precoces do Tumor Venéreo Transmissível do Cão.

Com o desenvolvimento do TVT, observa-se tecido nodular, hemorrágico e friável, a lesão pode apresentar ulcerações, aspecto de couve-flor ou de placas.

A quimioterapia citotóxica constitui-se no método mais eficiente, essa deverá ser a conduta do médico veterinário que irá tratar o animal.

Os animais esterilizados (castrados) são menos propensos a ter o TVT pois não terão o contato sexual já que não reproduzirão, ´portanto a castração dos animais é uma medida eficiente na prevenção do tumor.

PostHeaderIcon Últimas Notícias