Banner
Tradutor/ translator/ traductor/ Übersetzer/ traducteur/ traduttore/ oversætter

Tosse dos canis

tosse_cao_trans

 

 

Doença pode ser fatal para seu pet.

 

A traqueobronquite infecciosa canina, tosse dos canis ou bordetelose é causada por uma bactéria, podendo ser fatal aos animais se não diagnosticada e tratada adequadamente. A tosse é altamente contagiosa e transmitida através das gotas eliminadas na tosse e espirro dos cães contaminados, daí ser conhecida como tosse dos canis pois é comum em locais onde os cães são confinados, como nos canis (públicos, residenciais e comerciais) e em lojas que comercializam animais.

A doença ocorre em qualquer época do ano, porém no inverno com a temperatura mais baixa e o ar mais seco, é mais frequente. O sintoma mais comum é a tosse curta e repetida, de tom seco, que pode provocar engasgo ou vômito no animal. A forma mais grave da doença causa broncopneumonia bacteriana, o animal perde o apetite , tem febre, fica deprimido e apresenta secreção mucopurulenta nos olhos e nariz.

O tratamento feito pelo médico veterinário no início dos sintomas é de extrema importância para preservar a vida do animal, e a tosse pode ser prevenida através de vacina.

Idade

Vacina Contra

45 dias ( 1 mês e meio)

parvovirose e coronavirose

52 dias (1 mês e 22 dias)

bordetella e parainfluenza

60 dias (2 meses)

1ª dose V8 e tosse dos canis

75 dias (2 meses e meio)

bordetella e parainfluenza tipo 2

90 dias (3 meses)

2ª dose V8

120 dias (4 meses)

3ª dose V8

150 dias (5 meses)

antirrábica (raiva)

anualmente repetir

1 dose de V8;

1 dose de antirrábica;

1 dose da tosse dos canis

Obs: Para as raças Rotweilleer e Dobermann é necessária 4ª dose da vacina V8.

Vale lembrar que no inverno deve-se evitar banhos freqüentes principalmente em animais idosos, não deixar os cães expostos ao frio e isolar os cães contaminados com a tosse. Os canis devem ser desinfetados com hipoclorito de sódio (água sanitária), e ter uma ventilação apropriada.

Consulte o médico veterinário de sua confiança e zele pela saúde do seu animal de estimação, seja um proprietário responsável e dê amoré atenção ao seu pet.

PostHeaderIcon Últimas Notícias