Banner
Tradutor/ translator/ traductor/ Übersetzer/ traducteur/ traduttore/ oversætter

Papiloma vírus canino

Os papilomas (verrugas) são considerados tumores benignos, porém as lesões podem progredir para forma maligna, como o carcinoma de células escamosas.

Geralmente são encontrados na cavidade oral e são a principal forma de apresentação clínica da papilomatose em cães. Os papilomas geralmente se apresentam com uma consistência dura, a coloração varia da tonalidade branco acinzentada a negra, com superfícies ásperas e friáveis que se destacam facilmente gerando hemorragias.

A papilomatose oral ocorre preferencialmente nos lábios, língua, palato, mucosa da faringe e esôfago.

Papilomas oculares ocorrem em conjuntiva, córnea e margem palpebral.

Podendo ser de vários tamanhos e formatos que lembram a forma de uma couve-flor, proliferam na mucosa e invadem as regiões mais profundas.

A papilomatose é de origem contagiosa transmitida por um vírus; quatro semanas após o contagio o animal apresenta os primeiros sintomas: salivação, seguida de sangramento com odor fétido, o animal deixa de se alimentar devido as dores durante a deglutição, deixando o animal anêmico, desnutrido, ficando suscetível a outras doenças.

Diferentes protocolos de tratamento são descritos incluindo excisão cirúrgica, criocirurgia, eletrocirurgia, vacinas autógenas ou recombinantes, drogas imunomoduladoras, quimioterapia sistêmica ou intralesional. Procure seu Medico Veterinário para decidir o melhor tratamento para o seu animal.

PostHeaderIcon Últimas Notícias