Banner
Tradutor/ translator/ traductor/ Übersetzer/ traducteur/ traduttore/ oversætter

Pulgas, um problema sério.

 

Em condições favoráveis, o ciclo se completa em 3 semanas. A quantidade de sangue que ingerem é muito maior do que o número de pequenos grumos de fezes negras, facilmente observáveis no corpo do cão parasitado. As pulgas podem permanecer até 2 meses sem se alimentar e eventualmente podem parasitar os seres humanos.

pulgasO ciclo das pulgas

 

PROBLEMAS QUE AS PULGAS ACARRETAM:

Dermatite Alérgica à Picada de Pulgas: Esta dermatite pruriginosa é induzida pela secreção salivar de pulgas e é muito comum entre os cães. Inicialmente pode ser observado um prurido intenso, áreas com queda de pelos (principalmente no dorso) e feridas. O animal poderá mutilar-se e intervenção do veterinário é necessaria e oportuna.

Verminoses:A pulga pode transmitir vermes ao cão ou gato. O mais comum é o Dipylidium caninum que causa a dipilidiose que tem como sintomas diarréia com muco e sangue. Os vermes tem aspecto de grãos de arroz e são encontrados mortos nas fezes ou pêlos, próximos à região do ânus do animal.

Em grandes quantidades, o verme pode causar ataques convulsivos uma vez que secreta uma toxina que age sobre o sistema nervoso do animal. A administração do vermífugo adequado e em doses corretas resolve o problema. Muitas vezes, o proprietário administra um vermífugo impróprio ou uma subdose e o número de vermes vai aumentando, então, surgem as infestações maciças, muito nocivas.

Anemia: Quando existe um grande número de pulgas se alimentando no cão, é comum observarmos fraqueza, emagrecimento e palidez de mucosas (bucal, ocular). O exame de sangue revela uma forte anemia e ausência de infecções.

Stress:Os animais podem ficar mais irritados e, às vezes, agressivos quando infestados por pulgas. A coceira intensa pode fazer com que o animal pare de se alimentar e perca peso.

E lembre-se. animais cardíacos ou com alterações na coluna (calcificações ou "bico de papagaio") podem ter o problema agravado pelo esforço constante ao se coçarem, chegando a ficar exaustos e ofegantes.

Como combater as pulgas? Procure o medico veterinario em busca de informações corretas na escolha dos produtos que devem ser usados no animal e no ambiente em que ele vive,assim evitará acidentes e envenenamentos.

A pulga só parasita o cão para se alimentar de seu sangue e se alimenta apenas uma vez ao dia.Com a ingestão do sangue os ovos vão amadurecer e serão eliminados no ambiente , e cada pulga chega a colocar de20 a 28 ovos por dia .

Estima-se que para cada pulga encontrada no animal, existam 10 se desenvolvendo no ambiente em que ele vive.

PostHeaderIcon Últimas Notícias