Zoonoses vacina 160 animais no Campestre

O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) imunizou 160 animais contra a raiva na ação realizada no sábado (31) no bairro Campestre. Segundo balanço divulgado pelo órgão nesta segunda-feira (2), foram vacinados 133 cães e 27 gatos. O número é considerado satisfatório pelos responsáveis da Zoonoses.

“A vacinação ocorreu sem nenhuma intercorrência e atingiu o objetivo esperado. Tínhamos um déficit de 200 animais a serem vacinados no bairro, pois os mesmos não foram imunizados na campanha. Além disso, temos que levar em consideração que alguns proprietários levaram seus animais para receberem a vacina no Canil Municipal ou em clínicas particulares”, afirmou o médico veterinário Paulo Lara, do CCZ.

O bloqueio no Campestre foi realizado pelo CCZ em função da confirmação de um caso positivo de raiva em morcego – o primeiro em 2015. O animal foi recolhido do quintal de uma residência do bairro. Desde o início do ano, o CCZ recolheu 86 morcegos, encaminhado 76 para análise na capital paulista. Em todo o ano de 2014, 646 morcegos foram recolhidos e enviados para análise no CCZ paulistano. Ao todo, cinco casos de raiva em morcego foram confirmados em 2014.

O segundo caso positivo de raiva em morcego de 2015 foi confirmado pelo órgão na quinta-feira (29). O animal foi encontrado no tapete da sala de um apartamento, no sétimo andar de um prédio da região central. Segundo Paulo Lara, quem não levou seu cão ou gato para receber a vacina na campanha realizada nos meses de novembro e dezembro podem imunizar seus animais gratuitamente no Canil Municipal, que atende de segunda a sábado, das 9h às 17h. O Canil fica na rua dos Mandis, s/nº, no Jupiá.

Autor: Rodrigo Guidi - MTb 37756