Banner
Tradutor/ translator/ traductor/ Übersetzer/ traducteur/ traduttore/ oversætter

Zoonoses amplia número de animais castrados no Santa Fé

Um mutirão realizado pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) com apoio da unidade do PSF (Programa Saúde da Família) do bairro Santa Fé ampliou o percentual de cães e gatos castrados no bairro. Após a ação, 77% de caninos e felinos do bairro passaram a ser esterilizados. Antes do mutirão, apenas 5% dos animais já haviam sido castrados na localidade.

As castrações foram realizadas nos últimos 20 dias na sede do CCZ. Segundo o médico veterinário Paulo Lara, responsável técnico pelo Canil Municipal, o apoio da equipe do PSF foi essencial para o sucesso da iniciativa. “Fizemos a preparação da equipe, que realizou o cadastramento dos moradores interessados e o agendamento das cirurgias. Essa mobilização e esforço da equipe do Santa Fé foi fundamental para chegarmos ao elevado número de castrações durante o mutirão”, disse.

Antes da intervenção, o bairro contava com apenas 48 animais castrados e 139 não castrados, segundo levantamento da própria unidade. Após o mutirão, o bairro tem hoje 144 animais castrados e apenas 43 não castrados (faltantes no mutirão ou que não demonstraram interesse pela cirurgia).

Para Lara, os número obtidos durante o mutirão mostram que a mobilização das unidades do PSF é mais efetiva que outras formas de agendamento. “Em função da reforma do CCZ, suspendemos a agenda do 156, mas as castrações continuam a ser realizadas para atender a demanda já acumulada. Acreditamos que teremos mais efetividade no futuro trabalhando em conjunto com os PSFs, que estão mais próximos da população”.

Autor: Rodrigo Guidi - MTb 37756

 

PostHeaderIcon Últimas Notícias