Banner
Tradutor/ translator/ traductor/ Übersetzer/ traducteur/ traduttore/ oversætter

Saúde homenageia médicos veterinários do CCZ

Responsável pelo bem-estar dos animais de estimação e até mesmo de alguns bichos selvagens como leões e onças, o médico veterinário também ajuda a cuidar da saúde dos seres humanos, pois trabalha para diminuir a propagação de doenças transmitidas por animais ao homem.

Na véspera do Dia do Médico Veterinário, comemorado anualmente em 9 de setembro, a Secretaria de Saúde presta homenagem aos nove profissionais da categoria que atuam no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) nos setores de recolhimento e manejo de animais, além de campanhas de vacinação, averiguação maus-tratos de animais, cirurgias e mutirão de castrações nas comunidades.

De acordo com médica veterinária e coordenadora do CCZ, Eliane de Carvalho, a equipe médica da unidade atua de forma coesa para atender todas as demandas do município, principalmente no recolhimento de animais abandonados e denúncias de maus-tratos. “Sempre é bom lembrar que maltratar um animal é crime e cabe ao médico veterinário fundamentar o laudo que servirá para punir o infrator”, explica Eliane.

Atualmente, o CCZ passa por reforma e por este motivo não realiza o agendamento de castrações pelo telefone 156. Mas, segundo Elaine, o trabalho continua sendo realizado. “Todos os animais recolhidos são castrados, passam por tratamento médico e ficam à espera de doação”. O serviço tem capacidade para realizar 28 cirurgias diárias e com a reforma e construção de uma nova sala de cirurgia, este numero será ampliado.

Para Elaine, o Dia do Médico Veterinário deve ser celebrado, pois os profissionais se empenham para garantir todos os direitos dos animais. “E a população tem reconhecido isso. Nas diversas campanhas, ações, atendimentos quanto há denúncias, entre outras atividades, sentimos um grande apoio da população ao trabalho do CCZ”, afirma a médica veterinária.

Eliane ainda conselha quem pretende ter um animal de estimação, afirmando que é necessário bastante reflexão, pois qualquer que seja o bichinho, ele necessita de atenção, respeito, dedicação, amor, alimentação adequada, atendimento médico veterinário, lazer, entre outras coisas. “É preciso cuidar, pois o animal cria um vínculo familiar e assim como nós tem todos os sentimentos. Por isso, o abandono é a pior das atitudes”.

Para o secretário de Saúde, Pedro Mello, os médicos veterinários do CCZ prestam um serviço essencial à população do município. “Percebemos que eles atuam com paixão, que amam o que fazem. Assim como toda equipe do CCZ, desenvolvem um trabalho fundamental aos piracicabanos”, diz.


DATA
O Dia do Médico Veterinário é comemorado nesta quarta-feira (9). A data foi escolhida porque foi exatamente em 9 de setembro, em 1933, que o presidente Getúlio Vargas assinou o Decreto Lei nº 23.133, que regulariza a profissão e o ensino da medicina veterinária no país. Mesmo sendo oficializado apenas em 1933, os cursos de formação em veterinária já existiam no Brasil desde 1910.

Autor: Rosiley Lourenço - MTb 24155

 

PostHeaderIcon Últimas Notícias