Banner
Tradutor/ translator/ traductor/ Übersetzer/ traducteur/ traduttore/ oversætter

Mutirão de castração da Zoonoses quer atender mil animais

Autor: Rosiley Lourenço - MTb 24155

Com o objetivo de atender a demanda de castrações durante o período em que ocorre a reforma do centro cirúrgico do Canil Municipal, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) realiza, há três semanas, um mutirão de cirurgias no prédio onde funcionava o CAPS Bela Vista II, na rua Alferes José Caetano,1.857, no Centro.

De acordo com médico veterinário, Paulo Lara, o CCZ, a ideia surgiu para atender, principalmente, as ONGs de proteção animal legalmente constituídas no município e que já recebem apoio da Secretaria de Saúde para esse tipo de procedimento. “As cirurgias são exclusivas para os animais abandonados nas ruas, em áreas públicas ou privadas, vindo de abrigos ou ainda comunitários”, ressalta Lara.

O médico veterinário afirma que as antigas instalações do CAPS Bela Vista foram oferecidas pelo secretário de Saúde, Pedro Mello, já que o espaço – desocupado recentemente com o retorno do serviço a suas instalações – atende as normas exigidas para a realização do mutirão.

Ainda conforme Lara, as ONGs parceiras – SPPA (Sociedade Piracicabana de Proteção aos Animais), Vira-Lata Vira Vida e Amantes de Gatos – são responsáveis pela triagem, agendamento, transporte e cuidados pré e pós-cirúrgicos dos animais operados no mutirão

O coordenador do Canil Municipal afirma que são agendadas 60 cirurgias semanais e a expectativa é realizar aproximadamente mil castrações em cinco meses de atendimento no local. As cirurgias, segundo Lara, são comandadas pelos médicos veterinários do Canil Municipal, André Paiola e Luciana Capeleto, com apoio de dois auxiliares.

Castracao_CAPS_3

PostHeaderIcon Últimas Notícias