Zoonoses confirma mais um caso de morcego com raiva

Autor: Rodrigo Guidi - MTb 37756

O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) confirmou nesta sexta-feira (20) mais um caso positivo de raiva em morcegos em Piracicaba. O animal foi encontrado morto no gramado de um imóvel do Parque 1º de Maio e encaminhado para análise no CCZ de São Paulo. É o quarto caso positivo de raiva em morcegos confirmado este ano no município. Da espécie Artibeus lituratus, o animal tem hábito frugívoro.

Seguindo protocolo do Ministério da Saúde, o CCZ irá realizar ações de prevenção e vigilância deste caso por meio de trabalho educativo nas escolas e igrejas do bairro. Os moradores do bairro que possuam cães e/ou gatos que estiverem com a vacina antirrábica atrasada deverão vaciná-los, levando-os ao Canil Municipal.

A vacinação é realizada de segunda-feira das 9h às 15h e de terça-feira à sábado, das 9h Às 17h. O Canil Municipal fica na rua dos Mandis, s/nº, Jupiá e o telefone é o (19) 3427-2721. Para solicitar o recolhimento de amostras de morcegos, vivos ou mortos, o telefone de contato é o (19) 3427-2400, de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h.