Banner
Tradutor/ translator/ traductor/ Übersetzer/ traducteur/ traduttore/ oversætter

CCZ prossegue com campanha de vacinação antirrábica na zona rural

Iniciada no começo de junho, a Campanha de Vacinação Antirrábica na Zona Rural de Piracicaba já imunizou 3.354 animais, sendo 2.835 cães e 519 gatos, em mais de 100 áreas. A meta do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), órgão da Secretaria Municipal da Saúde, é vacinar 10 mil animais, entre cães e gatos, até 9 de agosto. Os atendimentos são realizados de segunda a sábado.

De acordo com o médico veterinário e coordenador da campanha, Paulo Lara, o balanço até o momento é muito positivo. “Temos verificado ótima aceitação e o envolvimento dos proprietários que recebem as equipes em suas casas, como também aqueles que levam seus animais aos postos fixos”, ressalta o veterinário.

Para que a meta seja atingida é muito importante que os moradores fiquem atentos à divulgação prévia pelo CCZ em cada região, por meio de faixas, cartazes, carro de som, em escolas e igrejas. “Tanto na zona rural quanto na urbana de Piracicaba é frequente a ocorrência de raiva em morcegos, portanto, manter os cães e gatos vacinados contra a doença é de extrema importância para o combate da raiva no município”, alerta Lara.

A campanha conta com três equipes de profissionais treinados pelo CCZ que percorrem toda extensão rural do município. O material utilizado na vacinação é descartável e as vacinas são individuais.

A orientação do CCZ é para que os proprietários prendam seus animais previamente à visita da equipe ou quando levarem até aos pontos de vacinação. Os cães devem ser conduzidos com guias e por adultos. Para os animais mais agressivos, é obrigatório o uso da focinheira. Os gatos devem ser levados em caixas de transporte ou em sacos semelhantes aos de embalar cebolas, para evitar fugas ou possíveis acidentes com o animal, proprietário ou vacinadores.

Todos os cães e gatos, a partir dos três meses de idade, devem receber a vacina antirrábica. Animais doentes, em tratamento ou debilitados, devem aguardar a recuperação e a alta do médico veterinário. Animais com crias devem esperar o desmame dos filhotes para receberem a dose.

A vacina antirrábica está à disposição da população durante todo ano no Centro de Controle de Zoonoses. O atendimento é de segunda a sábado, das 9h às 15h. O CCZ está localizado na rua Mandis, s/nº, no jardim Jupiá. Mais informações pelo (19) 3427-2400.

Autor: Rosiley Lourenço (Mtb 24.155)

 

PostHeaderIcon Últimas Notícias