Campanha de vacinação antirrábica termina no sábado, 12/11
Sex, 11 de Novembro de 2016 13:27
Termina no próximo sábado, 12/11, a Campanha de Vacinação Antirrábica realizada pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), órgão da Secretaria Municipal de Saúde. Até o último sábado, 05/11, foram vacinados 24.697 animais, sendo 21.265 cães e 3.432 gatos. A expectativa é aplicar mais de 2.000 doses no último dia da campanha e superar a meta inicial que era imunizar 25 mil animais.
Iniciada no final de setembro, a campanha foi desenvolvida durante sete sábados e atingiu todos os bairros da cidade. “A campanha não será prorrogada e este será o último sábado que os agentes irão até os bairros. Depois os animais deverão ser levados até o Canil Municipal para receber a vacina”, alerta o médico veterinário e coordenador da campanha, Paulo Lara.
No último dia da campanha as equipes continuam na região norte da cidade, nos bairros Jardim São Luiz, Jardim Sônia, Boa Esperança, Jardim Três Marias, Vila Industrial, Parque Orlanda, Vila São Pedro, Vale do Sol, Jardim São Mateus, Jardim Maria, Gran Park e distrito de Santa Teresinha.
É importante lembrar que os cães devem ser conduzidos com guias e por adultos. Para os animais mais agressivos, é obrigatório o uso da focinheira. Já gatos deverão ser levados em caixas de transporte ou em sacos semelhantes aos de embalar cebolas para evitar fugas ou possíveis acidentes com o animal, proprietário ou os vacinadores.
Devem ser vacinados contra a raiva todos os cães e gatos com idade a partir de três meses. As exceções são animais doentes, em tratamento e debilitados, que deverão aguardar a recuperação e a alta do médico veterinário. O mesmo vale para as gestantes e com crias, que deverão aguardar o desmame dos filhotes para receber a vacina. Para esses casos e para quem deixou de levar seu bichinho de estimação durante a campanha, a vacina pode ser aplicada diretamente no CCZ, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, e aos sábados, das 8:30h às 10:30h e das 12h às 14:30h.