Banner
Tradutor/ translator/ traductor/ Übersetzer/ traducteur/ traduttore/ oversætter
Quem Somos
pronto para ser adotado
Galeria de Doação
final feliz
Editorial
Posse Responsável
Galeria de fotos
Cães Especias Pessoas Legais
Enquete
O que você faz quando seu pet faz xixi ou cocô no lugar errado?
 
Ong

MAUS TRATOS

logo_mau_2
Mau tratar animais é crime previsto em lei.

 

Confira o que se configura maus tratos e os meios legais para realizar as denúncias

O que é ?

Mau tratar animais é não atendermos as suas necessidades físicas, mentais e naturais. Os animais devem viver sem fome, desconforto, dor, medo ou estresse e livres para expressarem o comportamento normal da espécie.

Os animais devem ser mantidos em tais condições que assegurem o bem estar físico e mental, portanto devem ter um espaço físico adequado para se abrigar, água fresca, limpa, ração de boa qualidade, atendimento médico, banho, lazer e muito amor e carinho.

 

Investigue!

Antes de qualquer atitude, certifique-se de que se trata de um caso de maus tratos (veja as leis em vigor, abaixo). Colha evidências, testemunhos e observações que comprovem a situação. Sempre que possível, procure conversar com o agressor, salientando o fato de que ele está cometendo um crime. Aja de maneira objetiva mas com educação. Tenha em mente que o seu objetivo é o bem estar do animal. 

 

LEIS (para ler, clique em cima da lei/decreto)

 

 

DENUNCIE !

Os atos de abuso e de maus-tratos com animais configuram crime ambiental e, portanto, devem ser comunicados à polícia, que registrará a ocorrência, instaurando inquérito. A autoridade policial está obrigada a proceder a investigação de fatos que, em tese, configuram crime ambiental.

 

COMO DENUNCIAR ?

Toda pessoa que seja testemunha de maus tratos contra animais pode e DEVE denunciar !!!!!

 

A denúncia pode ser feita no SIP (Serviço de Informações à População) através do telefone 156, e de lá será encaminhada ao Centro de Controle de Zoonoses - Canil Municipal. O denunciante não poderá ser anônimo, no entanto o seu nome será mantido em completo sigilo pelas autoridades sanitárias que averiguarão a denúncia.

 

A denuncia também pode ser feita na delegacia mais próxima. Deve-se lavrar um Termo Circunstanciado, espécie de Boletim de Ocorrência (BO), citando o artigo 32 "Praticar ato de abuso e maus-tratos à animais domésticos ou domesticados, silvestres, nativos ou exóticos ", da Lei Federal de Crimes Ambientais 9.605/98. Caso haja recusa do delegado, cite o artigo 319 do Código Penal, que prevê crime de prevaricação: receber notícia de crime e recusar-se a cumpri-la.

 

Se houver demora ou omissão, entre em contato com o Ministério Publico ESTADUAL - Procuradoria de Meio Ambiente e Minorias.

Ministério Publico Estadual em Piracicaba - (19) 3433-6185 | 3434-7843

Para informações sobre MP de outros estados acesse: www.redegoverno.gov.br

Caso o agressor seja indiciado ele perderá a condição de réu primário, isto é, terá sua "ficha suja". O atestado de antecedentes criminais também é usado como documento para ingresso em cargo publico e empresas, que exigem saber do passado do interessado na vaga, poderão recusar o candidato à vaga, na evidência de um ato criminoso.

Boletim de Ocorrência via Internet

Por meio desse procedimento, não é necessário ir à uma Delegacia de Polícia para registrar o "Boletim de Ocorrência". Basta acessar o site www.seguranca.sp.gov.br, preencher o B.O. na tela do computador.

Comentários (1)
1 Seg, 02 de Agosto de 2010 14:57
heloisa
Maus tratos de animais é o fim...........

Adicionar comentário

 Muito Feliz Sorriso Wink Sad  Surpreso  Chocado Confused Cool Laughing Mad Razz Embaraçados choro ou muito triste Evil ou Muito Louca Twisted Evil Rolling Eyes exclamação Pergunta Idea Arrow Neutro Sr. Verde Geek Uber Geek
Seu apelido/nome:
seu email:
Assunto:
Comentário:

PostHeaderIcon Últimas Notícias